A Gráfica Almondina, integra a  Progresso e Vida - Empresa Tipográfica e Jornalística, lda., tem a sua origem em 1919, a partir da então pequena Tipografia S. Miguel, adquirida nessa data para imprimir o jornal “O Almonda”.

 

A empresa que se constituiu para assegurar a impressão de “O Almonda”, fundado no ano anterior, evoluiu com passos firmes e seguros, adotando o nome do jornal de 1928 até 1947, ano em que surge a Gráfica Almondina. Modernizou-se a Gráfica com material adequado a publicações periódicas. Este ímpeto foi sendo constante ao longo da vida da empresa, o que lhe permitiu sobreviver sem grandes dificuldades a convulsões económicas e sociais.

 

Em 1997, sob a gerência de Manuel Lopes Inês, conhece um dos seus maiores desenvolvimentos pois, para além de atualização de maquinaria, são inauguradas as suas novas, modernas e amplas instalações da Zona Industrial, afirmando a empresa como uma referência regional e nacional.

 

97 anos volvidos, a responsabilidade da gestão cabe ao Pe. Ricardo Madeira, Augusto Batista, António Lagarto e João Godinho que procuram que a empresa continue a ser referência e cresça no seu setor, com a impressão de livros, revistas, jornais, catálogos, desdobráveis, cartazes, folhetos, etc.

 

Recebe com frequência visitas de estudo de escolas e grupos nas instalações, de modo a que os visitantes conheçam a Gráfica e os trabalhos realizados. Acolhe também estágios curriculares de estabelecimentos de ensino da região.

 

Tem ainda parcerias com o CRIT-Centro de Reabilitação e Integração Torrejano, que faz com que pessoas com algumas limitações trabalhem nas várias secções, valorizando a responsabilidade social da Gráfica Almondina no meio em que está inserida.

 

As palavras de ordem são a renovação e desenvolvimento, a que se alia a atitude dos colaboradores, que em muito contribuem para o sucesso da empresa.

 

 

 A Gráfica Almondina cresceu e trilha caminhos de futuro.

Pe.Ricardo Madeira

 

 

© Gráfica Almondina, 2016

Para questões relacionadas com o site clique aqui